No debate promovido pelo Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), o deputado federal Beto Pereira, candidato à prefeitura de Campo Grande pelo PSDB, assinou uma carta compromisso que visa fortalecer a educação na capital sul-mato-grossense. Beto destacou, na noite desta segunda-feira (19), a relevância da participação popular na construção de um plano de governo que corresponda às necessidades dos educadores e da comunidade escolar.
“Entregar a carta compromisso assinada é um grande passo. Agradeço pela realização deste debate, que se mostrou extremamente produtivo e essencial para a valorização dos nossos educadores. Tivemos a participação de diversos profissionais da educação, que contribuíram para a formatação de um plano de governo atrelado à vontade popular”, disse Pereira.
O deputado fez questão de ressaltar sua conexão familiar com a luta pelos direitos dos professores, lembrando do legado de seu pai, o ex-senador Valter Pereira, um defensor incansável da educação. Emocionado, ele mencionou um agradecimento especial a uma honrosa menção presente no livro comemorativo de 70 anos da ACP, destacando a trajetória de seu pai e suas contribuições ao longo da história.
No conteúdo da carta compromisso, Beto Pereira assumiu diversos compromissos, incluindo o cumprimento integral da Lei nº 7.119, de 4 de outubro de 2023, que trata da integralização do valor do piso nacional do magistério, bem como o respeito ao Plano de Cargos e Carreiras do Magistério Público Municipal. Ele também se comprometeu a estabelecer um cronograma para o pagamento de valores retroativos e a garantir uma gestão democrática nas unidades de ensino.
A proposta ainda prevê a manutenção da isonomia salarial entre professores efetivos e temporários e a aprimoramento do processo seletivo para docentes, assegurando transparência e celeridade nas convocações, com a participação da ACP.
“Meu histórico na educação é sólido. Fui responsável pela implementação da primeira escola em tempo integral e trabalhei para erradicar as filas nas vagas de creche, além de promover a distribuição de um computador por aluno nas redes municipal e estadual. Sempre valorizamos os professores e conseguimos resultados expressivos, motivo pelo qual deixei a prefeitura com 94% de aprovação. Vamos juntos mudar Campo Grande”, finalizou Beto.
A assinatura da carta compromisso representa um passo significativo na candidatura de Beto Pereira, que busca unir esforços para transformar a educação em Campo Grande e garantir melhores condições de trabalho e reconhecimento aos profissionais da área.
Beto Pereira é candidato a prefeito pela coligação “Juntos pela Mudança”, que conta com a vice Coronel Neidy. Essa aliança é formada pelos partidos da federação PSDB/Cidadania, além de PSD, PSB, Podemos, MDB, Solidariedade, Republicanos e PL.